E-mail: info@oficinacienciasintra.pt | Tel: (+351) 219 247 730

Ciência em família

Ciência em família

Charles Darwin, naturalista e biólogo britânico nasceu a 12 de Fevereiro de 1809.
Em 1859, publicou “A Origem das Espécies”, um livro que modificou para sempre o conhecimento que temos dos seres vivos do nosso planeta.
Para Darwin, os seres vivos que apresentam características que lhes conferem uma possibilidade maior de adaptação num determinado meio, têm maior probabilidade de sobreviver e de passar essas características à sua descendência, um dos princípios da sua teoria evolucionista.
Uns anos mais tarde, 1872, lançou “A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais”, livro igualmente importante, onde procurou entender a maneira como o seres humanos expressam as suas emoções, tendo encontrado em muitas delas, semelhanças entre o Homem e alguns Animais, teorizando assim que as emoções também resultam da seleção natural, contribuem para a evolução, desempenhado um papel importante tanto no passado como atualmente.

A Oficina da Ciência de Sintra, de forma a relembrar Charles Darwin e a importância do seu pensamento para a ciência e humanidade, preparou para este próximo fim de semana, dias 16 e 17 de fevereiro, as seguintes atividades:

Sábado, dia 16 fevereiro, pelas 16h00:

“Há Vida no Charco”, onde os visitantes podem conhecer as características do nosso charco, as diferentes espécies que nasceram e vivem atualmente neste particular ecossistema, visíveis tanto diretamente como a nível microscópio.
Iremos também plantar uma árvore de fruto no terreno à volta do charco.

Domingo, dia 17 de fevereiro:

Pelas 12h30, voltamos a realizar a apresentação sobre o nosso Charco e sobre a diversidades de formas de vida que este sustém, visualizando algumas espécies no seu habitat e outras à lupa e ao microscópio. Após a atividade convidamos os participantes a plantar uma segunda árvore de fruto.

Temos também na nossa área expositiva um jogo, onde é possível entender o bico das aves, como uma estrutura anatómica que surgiu ao longo da história evolutiva e que teve adaptações específicas nas diferentes espécies.

Pelas 16h00 temos preparado uma sessão de laboratório especial “Dia dos Namorados”, onde convidamos todos os visitantes a participar em diversas experiências, algumas delas alusivas ao tema deste dia.

Sem comentários
Publicar um comentário